top of page

AUTISMO - DIMINUINDO A SOBRECARGA SENSORIAL

  • Daniel Goulart de Almeida
  • 16 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Após escrever o livro Espectro Autista - Das Trevas ao Conhecimento, continuei pesquisando sobre o tema, principalmente na área de neuropsicologia, envolvendo as habilidades das Funções Executivas do cérebro. Destas minhas leituras, somadas ao meu tratamento psicoterapêutico, e também ao estudo e observação de mim mesmo como pessoa no espectro autista, acabei criando um recurso ou metodologia que me ajudou a controlar e diminuir muito a sobrecarga sensorial, especialmente quanto aos estímulos sonoros. Venho agora compartilhar abaixo a técnica que utilizei. Caso possa ajudar mais alguém, será ótimo. Igualmente, deixo meu e-mail dangdal@hotmail.com, caso alguém queira entrar em contato para troca de informações, perguntas, ou discussões sobre o tema. Segue a técnica.


TÉCNICA PARA DIMINUIR A SOBRECARGA SENSORIAL NO ESPECTRO AUTISTA.


Segue ao fim deste artigo uma série de três áudios.


Devem ser escutados com fones de ouvido.

Em um ponto de cada áudio, um homem e uma mulher começam a contar histórias diferentes.

Cada história será ouvida em um fone diferente, depois, o processo se inverte, a voz feminina passa para o fone oposto e a masculina vice-versa.


O exercício consiste nestes passos:


01.Vá sentindo as tensões do corpo, o seu nível de ansiedade, e a medida que escuta o áudio, vai tentando relaxar. Pode fazer isso com respirações profundas. Inflando o corpo, segurando a respiração, e soltando, fazendo isso no seu ritmo.


02 Ao mesmo tempo, tente acompanhar as duas histórias que serão contadas separadamente em cada fone de ouvido.

(A pessoa no espectro do autismo tem deficit no controle de impulsos. Isto faz com que o cérebro tenha dificuldade de separar e priorizar as informações, causando a sobrecarga sensorial devido a vários estímulos. Aqui o exercício consiste em PERCEBER QUANDO ESTÁ FALTANDO ENERGIA NO CÉREBRO, devido a sobrecarga de informações, e neste momento relaxar diante da tensão, a fim de que sobre mais recursos e se tenha maior capacidade de utilizar as funções cerebrais. No exercício, você tem que TER CONTROLE DOS IMPULSOS, pois é preciso deter a atenção em uma voz, e transferir seu foco para outra voz, para acompanhar as duas histórias. Ao fazer isto, estará trabalhando a FLEXIBILIDADE COGNITIVA, pois precisará desenvolver a flexibilidade cerebral para alternar a atenção entre as duas vozes, uma ora desligando o foco de uma voz, para fixar-se em outra).


3.É possível que, fazendo o exercício, haja momentos em que você sente uma espécie de apagão no cérebro. Este é o momento em que falta energia, quando há um branco. Então é o momento de usar a respiração, relaxar as tensões, e assim, ir acostumando o corpo a relaxar. No momento em que ocorre sobrecarga de informações, falta energia para o cérebro desempenhar suas funções. Quando alcançar o relaxamento e o alívio da tensão, volte ao exercício, procurando acompanhar novamente as duas histórias.


04 Com o tempo, poderá transpor este exercício para várias outras situações do dia a dia, especialmente quando houver sobrecarga de estímulos, devido a ansiedade por questões psicológicas, eventos inesperados ou outros fatores externos do meio ambiente.

5.Para uma sobrecarga maior, cuja causa sejam desordens emocionais e psicológicas mais profundas, é necessário terapia, a fim de identificar as questões de conflito que sobrecarregam o cérebro. Isto porque, para usar a técnica em cima de medos, traumas, é necessário antes se tornar consciente deles, e saber em quais eventos ou situações são ativados. Contudo, mesmo sem um terapeuta, para questões de conflito menores que você já conhece muito bem, ou para estímulos do ambiente dos quais tem consciência, e sabe que o sobrecarregam, poderá já usar esta técnica.


SEGUE O ENDEREÇO DOS ÁUDIOS PARA O TREINAMENTO.


Kommentare


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 Dan Tell

bottom of page