top of page
Autismo/Asperger
Apoiar e
Conhecer
(Este site está em construção)

INFORMAÇÕES GERAIS E BÁSICAS:
Transtorno do Espectro Autista: É uma alteração cerebral a nível de neurônios, que dificulta o livre processamento de informações no cérebro, provocando alterações na percepção e também no comportamento, como, por exemplo, fixação por padrões ou atos repetitivos, isolamento social pela dificuldade de compreender ou estabelecer relações interpessoais, estando comumente presente, em maior ou menor grau, fatores de desordem sensorial, que podem incluir intolerância e mal estar a um ou mais estímulos ligados aos sentidos, como sons altos, certos odores, luzes fortes ou cores, o tato em certos tecidos ou outras superfícies.
O Transtorno Autista, conforme o DSM V (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais), dos EUA:
As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social (Critério A) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (Critério B). Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário (Critérios C e D). O estágio em que o prejuízo funcional fica evidente irá variar de acordo com características do indivíduo e seu ambiente. Características diagnósticas nucleares estão evidentes no período do desenvolvimento, mas intervenções, compensações e apoio atual podem mascarar as dificuldades, pelo menos em alguns contextos. Manifestações do transtorno também variam muito dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica; daí o uso do termo espectro. (DSM V, dados eletrônicos, Porto Alegre, RS: ARTMED, 2014, pág. 97)
A Síndrome de Asperger
Tipo de Transtorno Autista em que os sintomas são mais difíceis de serem percebidos, visto que se mantém preservadas de modo considerável a fala e a capacidade de raciocínio. No DSM americano, a Síndrome de Asperger, assim como outras demais definições, foi dissolvida no Espectro do Transtorno Autista. O CID (Código Internacional de Doenças) até o presente momento (março de 2016) não foi atualizado neste nestido, e ainda mantém o termo asperger.
bottom of page